quarta-feira, 20 de junho de 2012

Surgimento da sociologia




Ao longo da história da humanidade muitas foram as manifestações e criações humanas para tentar responder as necessidades e realidades que surgiam em meio ao processo histórico. 

Nesse itinerário, percebemos que a história passou por varias fazes, desde os primeiros sinais de vida humana na pré-história até chegarmos ao pensamento moderno. Aqui há uma ruptura com a forma organizacional da sociedade feudal, seja dos meios de produção, seja do poder da Igreja Católica Romana, que durante séculos deteve as maiores riquezas intelectuais e territoriais. 

A partir do século XVII, a história toma um novo rumo, com as revoluções científico-intelectual, industrial e francesa. Na primeira os movimentos racionais e intelectuais como o Antropocentrismo e o Iluminismo rompem com o pensamento religioso e político vigente. No segundo em (1789), o capitalismo é instalado definitivamente, isto se dá principalmente pela modificação dos modos de produção. 

A máquina começa a ocupar o lugar dos operários, causando a demissão de vários deles, os grandes aglomerados industriais ganham espaço nessa nova ordem social. 

As descobertas e inovações cientifico- intelectuais mechem com as estruturas sociais vigentes, provocando uma nova visão de mundo, uma nova forma de perceber as realidades que se apresentam, culminando com a Revolução Francesa anos depois, que estabelece o modelo burguês, carregando a bandeira da liberdade igualdade e fraternidade, tentando dar respostas aos anseios de uma estrutura que nascia já fragmentada e atingida por tantas chagas advindas dos processos industriais e tecnológicos. 

A Sociologia surge no intuito de responder intelectualmente as reações negativas nascentes dessa ordem social e econômica pós Revolução Industrial. 

Conclui-se assim, que, a Sociologia é uma resposta clara racional e de certa forma imediata ao capitalismo industrial e suas várias faces, já que ela é a ciência das sociedades, estuda suas estruturas, seus problemas e relações históricas existentes entre os indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário