segunda-feira, 11 de junho de 2012

A futilidade nos meios de comunicação




Com o advento da TV, substituindo o rádio como meio de comunicação de massa na grande maioria dos lares, tornou-se possível a divulgação de notícias com extrema rapidez. Isso trouxe um ponto positivo no que tange a aproximação da população com os acontecimentos diários do Brasil e do mundo, por outro lado a programação ofertada pelas emissoras tenta nos convencer todos os dias do que é tido como moda, importância e destaque em um sistema consumista e globalizante.

Diante disso, como não assistir ou se alienar perante uma realidade totalmente destituída de cultura brasileira, em que programas e documentários nos tentam a todo instante impor uma cultura alheia a nossa realidade, onde muitos de nós nem o português sabe pronunciar ou escrever corretamente, e muito menos decifrar o que esta por trás das falas em outras linguas.

Percebe-se isso inicialmente pelos nomes dados as atrações televisivas (Jornais News, Saturday Night Live, Estação Teen), infundindo nas cabeças das pessoas um culto obsessivo ao corpo e a cultura de um povo que não tem a mesma postura ao noss respeito. 

Mulheres são postas como carnes em açougues nas feiras livres, desfigurando sua imagem enquanto ser social constituído de racionalidade e beleza humana, já que o conteúdo da atração não se sustenta sem apelação sexual.

Portanto, cabe a nós filtrar o que assistimos em nossas casas, retirando o que ainda dá pra aproveitar, o que ainda resta de bom nas porcarias mostradas como inovação e estilo pós- moderno. Se o mundo tenta nos mostrar que somos ultrapassados por não aderir a esta imposição midiática, cabe a nós usar nossa massa cefálica para fins construtivos e proveitosos construindo pensamentos realmente alicerçados na nossa realidade Brasileira, que fale e mostre o que realmente somos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário