terça-feira, 19 de junho de 2012

A DIMENSÃO INVESTIGATIVA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL





Desde os anos 90, a formação dos assistentes sociais brasileiros tem como metas no seu projeto pedagógico valores e diretrizes com intuito de investigar e intervir, sendo estes elementos fundamentais na formação e da relação teoria e realidade. Desse modo, o profissional seguindo estes indicadores tem como prioridade a competência técnica, a crítica teórica e os compromissos ético-políticos.

É necessário para isso um sólido referencial teórico- metodológico, sendo possível ao profissional formado a capacidade de desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, em seu enfrentamento. A pesquisa se faz importante como patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão principalmente no âmbito da pós- graduação stricto senso influenciados pela tradição marxista.

A lei n°8662/1993, afirmou a importância da pesquisa ao torná-la um elemento constitutivo do trabalho profissional competente e qualificado, pois a profissão se encontra no contexto de reprodução da sociedade capitalista, com seu modo de ser e de se reproduzir, sendo essa relação explicada por estas relações.

A relação dialética entre investigar e intervir, nos proporciona conhecer a realidade, aplicando os procedimentos adequados, tendo em vista um conhecimento sempre provisório, parcial, histórico relativo há um tempo e espaço sociocultural e historicamente determinado. O conhecimento se inicia pelos órgãos dos sentidos (intuição), já o empirismo estabelece a máxima de que só se aprende a fazer fazendo e por último o conhecimento pode vir pelo senso comum, mas tem que ir além dele.

O conhecimento proveniente do intelecto (formal-abstrato) tem uma atitude de aceitação passiva do que está posto (entendimento), já o oriundo da razão dialética capta o movimento do objeto partindo dessa relação. Contudo, a pesquisa parte sempre de um conhecimento superficial da realidade, de uma abstração, nos permitindo através de cada modalidade uma forma diferente de apropriação do mundo.

A pesquisa cientifica exige rigor, métodos e técnicas apropriadas e não pode ser identificada como mera sistematização de dados, tendo em vista que esta é um passo preliminar, um momento inicial. Numa investigação o aparente exprime que há algo a mais a ser conhecido, uma totalidade em processo de totalização, onde as partes são consideradas totalidades parciais.

A decomposição e recomposição da totalidade é realizada no e pelo pensamento do sujeito, num processo de analise das mais simples e mais complexas, a realidade é composta assim de três dimensões, universal (ciência), particular e singular.Nesse caminho, a contradição é principio básico do movimento de constituição da própria realidade, que se coloca tanto como possibilidades como restrições de possibilidades.

 A realidade carrega elementos novos e velhos. O passado convive com o presente e aponta tendência para o futuro. Portanto, a pesquisa para o Serviço Social fornece elementos e subsídios essenciais à sua instrumentalidade, a sua prática interventiva e investigativa. Ao realizar entrevistas, estudo social, laudos e pareceres, colhemos informações diretas e indiretas.

No Brasil, desde os anos 1980, temos uma produção cientifica e bibliográfica própria expandida para outros países da America latina sendo reconhecida sua importância, devido à contribuição do referencial marxista. A pesquisa desenvolve a capacidade de investigar as relações e demandas sociais, favorecendo o conhecimento crítico rumo à liberdade, autonomia, competência e compromisso, fatores que são possíveis graças à pesquisa científica.



GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. Serviço Social, Direitos e competências profissionais. Programa de Capacitação continuada para assistentes sociais. ABEPSS/CFESSS: 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário