sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS PARA AS LUTAS SOCIAIS: parte 1




             INTRODUÇÃO

Na historia da humanidade, o homem sempre esteve dividido entre duas vertentes que o direciona: aquilo que está posto e aquilo que deveria ser. Com isso, a escolha de cada um implica automaticamente na vida do outro e os movimentos sociais contribuem para que o que está posto seja questionado e criticado através de uma postura de contestação e protesto.
Os movimentos sociais ganham força com a Revolução Industrial[1] em 1789 e se espalham por todo o mundo como alternativa para a luta por melhores condições de vida, seja no campo social ou político. O sistema feudal já não tinha mais poder na sociedade, suas regras e costumes não ditavam mais as regras econômicas e religiosas, tendo em vista que nesse período a Igreja Católica começa a perder sua hegemonia religiosa e ideológica.
Uma característica importante dos movimentos sociais é a ação coletiva, isto é, o ato coletivo é quem dita e rege toda ação estratégica que é tomada como foco rumo ao objetivo esperado.
É nesta linha que se destaca, demonstra seu importante papel como meio transformador e modificador de uma realidade social conflitante. Sendo assim, tem-se importância de que um ato solitário não tem o mesmo poder de que quando a união de varias forças se junta com o mesmo ideário de luta.
Diante disso, trazemos Karl Marx[2] e Friedrich Engels[3] para esta discussão, eles que foram importantes defensores e incentivadores das lutas sociais, isto é, eles com seus pensamentos alimentaram o desejo da classe operaria para lutar por seus direitos, por melhores condições de trabalho.


[1] A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
[3] Engels nasceu em Barmen, 28 de novembro de 1820 e morreu em Londres, 5 de agosto de 1895 foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário