terça-feira, 27 de novembro de 2012

O PÃO E O CIRCO NO BRASIL





A desigualdade social no Brasil já é bem conhecida em todas as esferas, pobres e ricos estão a milhares de quilômetros luz uns dos outros. Enquanto há profissionais que trabalham exaustivamente para ganhar um salário irrisório, outros chegam a ganhar mais de R$ 23.000,00 por dia, como é o caso de alguns técnicos de futebol no Brasil. Estes muitas vezes são chamados de professor ou comandante, por ensinar posturas e posicionamentos nobres a uma profissão também reconhecidamente importante para o mundo, tendo em vista que o nosso país é considerado por muitos “a pátria de chuteiras”, a “terra do futebol”.
Diante disso nos perguntamos se esta realidade é comum a todos os profissionais no Brasil e se estes altos salários realmente condizem com a realidade vivenciada por eles que são cumpridores de uma gama de regras trabalhistas e alienantes?
Ao tomar conhecimento de uma realidade como essa, nos entristecemos, pois, constatamos que as profissões mais bem remuneradas são aquelas ligadas a mídia, como: esportes, música, novelas e reality shows.
Isso nos leva a fazer um comparativo com “o pão e o circo” da Roma antiga, em que era oferecidas festas ao povo com o intuito de impedi-los de se revoltar ou questionar o sistema imposto.
Hoje não é diferente, enquanto muitos de nós passamos horas assistindo os mais diversos programas televisivos, o mundo ao nosso redor gira de uma forma a favorecer aqueles que são os atores principais do desenvolvimento econômico, excluindo assim a massa populacional que é manobrada e esquecida nos porões de suas casas.
Essa realidade é bem presente em nosso meio e nada fazemos para combater isso, pelo contrario alimentamos e elogiamos os melhores jogadores, técnicos, apresentadores, cantores e a eles presenteamos com atenção respeito e muitas vezes com todo o nosso tempo livre, excluindo aqueles que realmente contribui com a nossa história de vida. Preparamos uma estrutura gigante para atender aos requisitos exigidos pelos organizadores das olimpíadas e copa do mundo, investindo milhões de reais com a desculpa de estar modernizando o país para o futuro. Criando um ideário de que é necessário modernizar o que existe acompanhar o ritmo de crescimento dos outros países.
Para tanto, exige-se a participação de todos. O voluntariado é colocado como nobre contribuição daqueles que amam a pátria querida. Tudo aquilo que fora sonhado para melhoria da qualidade de vida da população agora sai do papel e ganha destaque na mídia politiqueira e capitalista selvagem.
Portanto, concluímos que um país que pode proporcionar salários como os já citados também é capaz de valorizar outras categorias, investir mais em saúde e educação de forma continua, tendo condições de ampliar a qualidade de vida de todos e não de uma mera parcela da sociedade sem enganar a nação com uma falsa ideia ajuda ao próximo, do faça a sua parte ou coisa parecida.
É fato: “o circo ta armado e nós somos convidados a ser os palhaços dessa história de avanço e crescimento”.  

Confira: http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2012/11/27/os-maiores-salarios-de-tecnicos-do-brasil/
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário